A Microsoft explicou, nesta terça-feira (15), que a aparição de anúncios no Explorador de Arquivos do Windows 11 eram apenas um teste. “Era um banner experimental que não se destinava a ser publicado externamente e foi desativado”, explicou Brandon LeBlanc, gerente sênior de softwares para Windows, em comunicado ao site The Verge.
Os anúncios promovendo produtos da empresa foram descobertos por um dos participantes do programa Insider do Windows e revelados no último sábado (12). A captura de tela feita pelo usuário mostra uma propaganda do programa Microsoft Editor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A gigante da tecnologia não entrou em mais detalhes sobre o assunto. Apesar disso, o comunicado deixa claro que a função está em testes e pode ser implementada em algum momento no futuro.
Some people will go mad if Microsoft starts adding ads in explorer. pic.twitter.com/rusnyrYyX2
— Florian (@flobo09) March 12, 2022
Caso o recurso seja ativado, essa não seria a primeira vez. O Explorador de Arquivos do Windows 10 chegou a exibir propagandas de assinatura do OneDrive, serviço de armazenamento de dados na nuvem. A empresa de Redmond também já exibiu anúncios na barra de menus do Wordpad e no navegador Edge.
E, se a Microsoft está levando em consideração a opinião pública para decidir se volta ou não com os anúncios, muito possivelmente ela não deve dar continuidade ao projeto. O site Bleeping Computer afirma que muitos participantes do programa Insider relataram uma má experiência com a exibição de publicidade no Explorador de Arquivos.
Fontes
Categorias