A fabricante de celulares norte-americana Motorola anunciou nesta segunda-feira (14) que incluiu o idioma cherokee, de uma das maiores nações indígenas dos EUA, na interface do usuário de seus dispositivos compatíveis com o sistema Android 12. A iniciativa, fruto de uma parceria com a Lenovo Foundation, visa, além da inclusão digital, contribuir para a sobrevivência de idiomas e culturas indígenas em risco de extinção conforme a Unesco.
A escolha do idioma cherokee se deve a diversos fatores, que incluem a grande quantidade de pessoas falantes (a tribo é conhecida como uma das cinco que foram “civilizadas” no país), além do amplo acesso a tecnologias móveis entre os membros e a disponibilidade de especialistas e acadêmicos nessa área linguística.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ideia é que o suporte possa funcionar como uma ponte entre a tecnologia móvel e os idosos da tribo que continuam falando a língua (cerca de 2% da população total), além de aproximar os jovens, mais conectados, de sua linguagem ancestral. Não se trata apenas de preservar um idioma, mas também a história, a cultura e a identidade de uma população que tem hoje mais de 400 mil cidadãos nos EUA.
Há tribos brasileiras no projeto
Fonte: As marcas Kaingang/YouTube/Reprodução.Fonte: ?g Rá - As marcas Kaingang/YouTube
Em nota, a diretora-executiva de globalização e dispositivos inteligentes da Motorola Mobility, Janine Oliveira, explica que o objetivo do projeto é "pesquisar mais sobre iniciativas de revitalização de idiomas, incluindo outras línguas indígenas ameaçadas de extinção". Além de adotar essas línguas em seus produtos, a empresa planeja compartilhar o seu banco de dados linguístico dos cherokees em código aberto.
A disponibilização desses idiomas nativos se junta a outros, igualmente ameaçados de extinção, e incluídos nos aparelhos Motorola lançados no ano passado equipados com o Android 11. Na época, foram escolhidas duas línguas de nativos do Brasil: a kaingang, falada nas Regiões Sul e Sudeste, e a nheengatu da Amazônia.
Fontes