A plataforma de ensino e prática de idiomas Duolingo notou uma ascensão do ucraniano como língua a ser aprendida por usuários desde que o país sofreu a invasão da Rússia, que começo há cerca de duas semanas.
Segundo o serviço, foi registrado um aumento global de 465% no número de alunos estudando ucraniano no Duolingo — algo que é possível de graça para quem deseja aprender a língua a partir do inglês. Com isso, ele saltou mais de 10 posições no ranking de mais escolhidos e agora ocupa a 21ª colocação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pessoas dos Estados Unidos e da Polônia, que é país vizinho e virou rota de fuga para refugiados do conflito, são as que mais procuraram as aulas online. Antes do início do conflito entre os países, o ucraniano era o 31º idioma mais estudado por brasileiros, e agora atingiu a 14º colocação.
Solidariedade
Por outro lado, o russo também teve uma ampliação no número de alunos e ocupa atualmente o oitavo lugar. A companhia divulgou ainda que metade dos usuários do Duolingo na Ucrânia estudam pela interface russa, língua que eles já costumam saber pela antiga vinculação pela União Soviética.
Anteriormente, o Duolingo já havia divulgado uma mensagem a respeito da guerra, afirmando que apoiam os ucranianos. A empresa divulgou ainda uma série de ações e formas de doação para auxiliar o país em um momento tão delicado, como isenções de taxas do exame de proficiência em inglês para programas de bolsas de estudo na Ucrânia.
Fontes