A Mozilla lançou na terça-feira (8) o Firefox 97, versão mais recente do navegador, que chega para todas as plataformas. Ao contrário de outras atualizações, esta não traz nenhuma grande novidade nem recursos inéditos, ficando restrita a correção de bugs e pequenas melhorias no quesito segurança.
Um dos ajustes feitos com o update é a implementação do suporte ao novo estilo de barras de rolagem do Windows 11. Mas tal novidade só está disponível para quem utiliza o browser em dispositivos com a nova geração do sistema operacional da Microsoft instalada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com a entidade, também foi adicionado o botão “tentar novamente” na função nativa de captura do programa, além de melhorias no suporte ao recurso Picture-in-Picture (PiP). Há ainda algumas alterações no código destinadas aos desenvolvedores.
Os temas personalizados lançados no Firefox 94 serão removidos nesta nova atualização.Fonte: Mozilla/Reprodução
Já no macOS, a nova versão do Firefox vem com mudanças no carregamento de fontes do sistema, tornando a abertura e a alternância entre guias mais rápidas, em certas situações. E no Linux, foi removido o suporte para geração direta de PostScript para impressão, mas a compatibilidade com impressoras PostScript continua ativa.
Temas personalizados removidos
A estreia do sucessor do Firefox 96, lançado em janeiro, marca a saída de 18 temas personalizados para o navegador, que haviam sido introduzidos em novembro do ano passado. No entanto, a Mozilla dá ao usuário a opção de manter suas versões preferidas, desde que elas sejam salvas antes de instalar o update.
Quanto às correções de bugs, a desenvolvedora disponibilizou a lista completa de problemas resolvidos na compilação em seu site, onde também é possível encontrar as novas políticas implementadas. A atualização para o Mozilla Firefox 97 está sendo distribuída automaticamente para todos os usuários.
Fontes