Nesta terça-feira (28), a Xiaomi realizou um evento para divulgar algumas novidades da companhia e, entre elas, a nova interface da marca para Android: a MIUI 13. De acordo com o CEO da companhia chinesa, Lei Jun, a novidade vai oferecer mais privacidade e maior segurança aos usuários.
Uma das novas funções de privacidade é o processo de verificação em três etapas, com reconhecimento facial, leitura da marca d'água da ID do usuário e proteção contra fraudes eletrônicas. Outro foco da Xiaomi é criar uma experiência mais fluída aos usuários e, por isso, a empresa disse que a interface vai garantir até 36 meses de uso sem afetar significativamente o desempenho de leitura e gravação dos smartphones — a performance deve diminuir apenas 5% nesse meio tempo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em relação ao MIUI 12.5, a fluidez da nova versão melhorou em até 26%, mas o aumento geral é de até 52%.Fonte: Thiel Labs
Aprimoramentos da MIUI 13
O reconhecimento facial registrará o rosto e toda a parte superior do corpo do usuário, ou seja, analisará toda a estrutura corporal a partir da cintura. Já o recurso "proteção contra fraudes eletrônicas" possui uma lista extensa de sites e dispositivos que podem oferecer risco de malware, além de uma lista telefônica com números inseguros — o usuário será avisado sempre que alguém ligar desses números.
Não há muitas mudanças em relação ao design, contudo, a Xiaomi vai disponibilizar novos papeis de parede, novas cores e uma fonte mais simétrica. Já os widgets foram remodelados para criar um melhor alinhamento na interface.
Outra adição significativa é a versão para tablets, a MIUI 13 Pad, desenvolvida para funcionar nativamente em telas grandes. O universo expandido da interface também chega com a MIUI Home para dispositivos de casa inteligente e MIUI TV para smart TVs.
Dispositivos compatíveis
Conforme revelado pela companhia chinesa, uma versão estável global da MIUI 13 está prevista para ser lançada no primeiro trimestre de 2022. Inicialmente, os seguintes modelos receberão a interface:
- Mi 11
- Mi 11 Ultra
- Mi 11i
- Mi 11X Pro
- Mi 11X
- Xiaomi Pad 5
- Redmi 10
- Redmi 10 Prime
- Xiaomi 11 Lite 5G NE
- Xiaomi 11 Lite NE
- Redmi Note 8 (2021)
- Xiaomi 11T Pro
- Xiaomi 11T
- Redmi Note 10 Pro
- Redmi Note 10 Pro Max
- Redmi Note 10
- Mi 11 Lite 5G
- Mi 11 Lite
- Redmi Note 10 JE
Categorias