Assim como a plataforma de streaming de música Spotify, o serviço de cursos de idiomas Duolingo lançou uma retrospectiva de 2021 com base nas atividades de cada usuário. A parte mais interessante é o sucesso de idiomas como o coreano, que ganharam a atenção de usuários por causa de séries como Round 6 e sucessos do TikTok.
Com a retrospectiva, a comunidade vê em detalhes como foi o progresso ao longo do ano no aprendizado de diferentes línguas, além de saber qual é o estilo de aluno de cada um — alguém que faz intensivos de aulas quando arranja um tempo livre ou prefere atividades curtas diariamente, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A retrospectiva deve aparecer nas telas iniciais do aplicativo do Duolingo para quem é cadastrado e ativo na plataforma.
2021 em aulas do Duolingo
Além disso, a plataforma também divulgou um relatório geral sobre as atividades favoritas do público no serviço.
Um dos destaques foi o crescimento da procura por idiomas da região asiática. O motivo é não apenas curiosidade ou crescimento profissional, mas motivação por consumo de produtos culturais ou produtores de conteúdo em redes sociais. Ao todo, 29% dos entrevistados pela pesquisa disseram ter escolhido um idioma para aprender com base no que viam pelo TikTok.
O segundo idioma mais procurado em alguns dos países que mais usam a plataforma.Fonte: Duolingo
O japonês passou o italiano e agora é o 5º idioma mais popular da plataforma, enquanto o chinês alcançou a oitava colocação. Já o coreano virou "o idioma de crescimento mais rápido" em países como Índia, Alemanha e Brasil, motivado por sucessos como Round 6, grupos de k-pop e produções como k-dramas.
Top 10 de idiomas mais buscados
- Inglês
- Espanhol
- Francês
- Alemão
- Japonês
- Italiano
- Coreano
- Chinês
- Russo
- Português
Por aqui, além de japonês e coreano, o destaque vai também para o turco, outro idioma cujo aprendizado foi motivado pelo consumo de novelas.
No ranking geral, cada vez mais línguas de menor alcance são procuradas — caso do guarani, idioma originalmente indígena que virou o segundo mais procurado do Paraguai.
We tried finding a more 2021 phrase... but then got too mentally exhausted. ??
— Duolingo (@duolingo) December 3, 2021
So here it is: our Most 2021 Phrase! Learn it in our Japanese course – and then wear it on a tee! ??
On sale until Dec. 13 in Japanese, French, and Spanish ?? https://t.co/5hBa0MIuyT#duolingo365 pic.twitter.com/dQFETwzTXy
Já a "frase do ano" do Duolingo é "eu estou mentalmente exausto", identificada principalmente no curso de japonês e que representa bem o cansaço dos alunos no segundo ano de pandemia da covid-19.
Fontes