De acordo com o site WABetaInfo, O WhatsApp já começou a liberar a atualização de interface que vai mostrar o formato de onda em mensagens de áudio, garantindo uma experiência mais dinâmica aos chats de áudio. A novidade foi inicialmente liberada na versão beta 2.21.13.17 do WhatsApp para Android, mas removida na atualização seguinte.
Desde que o Facebook, hoje Meta, incorporou WhatsApp e Instagram ao Facebook, diversas funcionalidades e características de uma dessas redes começaram a dar as caras nas redes irmãs. Stories e mensagens de áudio são comuns às três redes, por exemplo, mas com alguns detalhes visuais diferentes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Formato antigo da bolha de áudio do WhatsApp.Fonte: Tecmundo
Meta com identidade visual entre suas plataformas
Antes mesmo da mudança de nome da empresa para Meta, a rede social Facebook já tinha passado por diversas mudanças na interface, com cantos arredondados e linhas menos duras, similar ao Instagram.
WhatsApp is rolling out voice waveforms for chat bubbles!
— WABetaInfo (@WABetaInfo) December 4, 2021
A new layout for voice notes is available to select beta testers on WhatsApp beta for Android and iOS.https://t.co/clgXT7UyYg
A nova atualização do WhatsApp pretende trazer para o aplicativo de mensagens a visualização do formato de onda em mensagens de áudio, também inspirado na interface do Instagram. Aparentemente, a rede social com feeds de imagens parece estar se tornando a principal fonte de inspiração para a identidade visual compartilhada entre as plataformas da Meta.
Nova bolha de áudio do WhatsApp com visualização do formato de ondaFonte: WaBetaInfo
A alteração é apenas estética e dificilmente alguém vai deixar de escutar a mensagem da outra pessoa por saber que ela gritou cinco vezes em 30 segundos. Entretanto, oferecer elementos comuns a seus diversos produtos é importante para a empresa.
Com a intenção de implementar seu próprio metaverso, é natural que eventualmente todas essas redes sejam integradas em uma mesma plataforma, e atualizações como essa tornam a transição mais orgânica.
Fontes