O projeto codinome Borealis, que irá introduzir suporte à Steam de maneira integrada ao Chrome OS, apareceu na documentação da próxima build do sistema operacional. Esse é um dos principais indicativos que a plataforma de distribuição de jogos deve dar as caras em breve nos Chromebooks.
O Chrome OS é um sistema operacional baseado na distribuição Gentoo do Linux e, portanto, não possui suporte nativo à plataforma de venda e distribuição digital de jogos da Valve, mas o sistema Borealis pretende mudar este cenário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Jogando em Linux com Vulkan e Proton
As bibliotecas Vulkan já estão disponíveis na atual build Crostini do ChromeOS e são necessárias para a implementação do Borealis. Uma das funcionalidades do sistema é trazer compatibilidade integrada a jogos da Steam via Proton, encabeçado pela própria Valve.
O Borealis apareceu na documentação do código fonte da nova build Canary do Chrome OS, prevista inicialmente para o terceiro trimestre 2021. Por estar atrasada, é bem provável que a atualização seja liberada sem muito alarde nos próximos dias. Além disso, a documentação do código fonte também menciona a existência de canais oficiais, beta e estável, independentes dos canais beta do ChromeOS.
Projeto Proton para compatibilidade jogos da Steam em sistemas LinuxFonte: ProtonDB
Dessa forma, assim que a nova versão dos sistema operacional estiver disponível, os donos de Chromebooks poderão facilmente enviar feedbacks para o Google e para a Valve, essenciais para o desenvolvimento contínuo e correção de bugs.
Fontes
Categorias