O WhatsApp lançou nesta sexta-feira (19) a campanha Teste de DNA, para alertar os usuários contra possíveis golpistas. A ideia é incentivar que as pessoas façam testes para verificar se realmente quem está pedindo dinheiro pelo app é um familiar, amigo ou conhecido.
Na ação, a empresa sugere que em caso de solicitação de dinheiro os usuários peçam que a pessoa realize uma ligação, envie uma mensagem de áudio ou faça uma chamada de vídeo para provar que não é um estelionatário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com tom bem-humorado, a iniciativa tem um vídeo estrelado pelos apresentadores João Kléber e Cristina Rocha. Ambos orientam que o teste seja utilizado em quem “diz ser seu filho, sua neta ou com aqueles que dizem ter mudado de número e pedem uma graninha urgente”.
"O WhatsApp é um aplicativo super seguro, mas sabemos que algumas pessoas agem de má-fé para aplicar golpes por meio de engenharia social. Então, essa ação tem o intuito de abordar um tema sério de forma leve, para conscientizar os usuários e mostrar que eles estão no controle e podem se proteger contra golpes e fraudes", explicou Taciana Lopes, head de Marketing do aplicativo.
A campanha também gerou para os fãs um pacote especial de figurinhas que podem ser usadas para questionar quem está pedindo o dinheiro. “Fala o nome da mamãe”, “Conta algo que só nós sabemos” e “Bota essa câmera para jogo” estão entre os stickers especiais que podem ser baixados aqui.