Nesta sexta-feira (19), o portal Android Police informou, em parceria com uma fonte não revelada, que o site da Google Play Store receberá uma atualização de design, tornando-se similar ao app para dispositivos mobile.
Como é possível observar abaixo, a estética "quadradona" anterior foi abandonada: as bordas de thumbnails dos programas foram arredondas e mais espaço é oferecido aos serviços. Além disso, a atual barra de pesquisas ao lado do logo foi substituído pelas quatro principais seções da loja: games, apps, filmes e livros. Se as opções games e apps forem selecionadas, será possível filtrar os resultados por tipos de aparelhos, como tablets, TVs e Chromebooks, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A nova página oferece muito mais "espaço em branco"Fonte: Reprodução/Android Police
Outra notável alteração está na ausência da barra vertical de configurações e informações adicionais da conta na lateral esquerda — bibliotecas, assinaturas, métodos de pagamento, entre outros. O Google alterou a localização dos elementos para um submenu no canto superior direito, que é acessível através da foto de perfil do cliente.
Dentro de apps individuais, a estética da versão mobile fica ainda mais evidente. Um enorme destaque é oferecido ao programa selecionado, junto a um ícone gigantesco. Uma coluna na direita ressalta o contato do desenvolvedor e sugestões de outros serviços. O resto da interface segue o padrão da loja para smartphones, com o número de downloads, avaliações e a classificação indicativa.
O plano de fundo cinza não existe maisFonte: Reprodução/ Android Police
Trailers são automaticamente reproduzidos em jogos. Logo abaixo dos vídeos, fotos aparecem em uma galeria. O portal afirma que não era possível instalar os games, mas isso pode ser uma consequência da alteração de região necessária para acessar o novo site.
Consertando pesquisas
O sistema de pesquisas também foi alterado. Alinhado ao já oferecido na loja de celulares, o site oferecerá recomendações automáticas conforme o cliente escreve o serviço desejado.
Sugestões de apps após uma pesquisa; o design atual separa os serviços em linhas verticaisFonte: Reprodução/Android Police
Ademais, listas de programas sugeridos serão oferecidas. Neste caso, o indivíduo é redirecionado a uma página com mais detalhes sobre a procura que informará os apps em um carrossel horizontal.
Bonito, mas incompleto
O Android Police alerta que a modificação ainda não deve ter sido concluída, já que o informante não conseguiu acessar a biblioteca do serviço com o novo design. Além disso, inconsistências visuais, como antigos elementos de interface, ainda aparecem.
Apenas a redação do Android Police conseguiu ver a bibliotecaFonte: Reprodução/Android Police
Outro destaque está na velocidade. O portal alega que o site carrega muito mais rápido do que a versão atual. É possível que a novidade seja lançada já desatualizada. A Play Store recebeu a linguagem de design Material You recentemente, o que não está presente nesta versão para navegadores.
E quando vai sair?
A fonte da iniciativa e o portal conseguiram acessar a nova Play Store mudando a região do serviço para a Coreia do Sul. Aparentemente o novo design também é oferecido em Taiwan. Então é possível que o teste seja específico de certos países e não está ativo para todos os usuários — a nacional continua "quadradona".
Não há detalhes sobre o lançamento mundial do redesign e nem do alcance dos testes.
Fontes
Categorias