Em 2019, a Microsoft anunciou estar preparando uma versão do navegador Edge para o Linux e, um ano depois, revelou os primeiros testes aos consumidores. Finalmente, os usuários do sistema operacional aberto podem aproveitar a oportunidade, pois o browser já está disponível para download.
Após o anúncio, a companhia demorou um ano e meio para disponibilizar a versão beta, mas foi por uma boa causa. Além de todos os recursos comuns do Edge, os usuários de Linux receberam um easter egg exclusivo do jogo Surf. Para acessar, basta abrir o navegador, buscar por “edge://surf” e digitar o clássico código da Konami (cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A versão para Linux ainda não foi listada oficialmente no site da empresaFonte: Unsplash
Edge para Linux!
Outra novidade da versão do Linux é uma atualização para o modo Internet Explorer (IE), recurso que transforma o Edge em uma versão do navegador clássico. Basicamente, o intuito do modo IE é permitir que empresas e funcionários de TI realizem uma transição melhor para o Edge — por exemplo, alguns sites mais antigos só abrem com o Internet Explorer.
O navegador Edge está disponível em formato DEB para Debian e Ubuntu, e no formato RPM para openSUSE e Fedora. Para a instalação, você pode fazer o download na página oficial da Microsoft.
A companhia de Bill Gates também adicionou recursos de segurança no browser, limitando o rastreamento de cookies das páginas. Além disso, a maior parte das outras funcionalidades do Edge estão disponíveis nas versões para macOS e Windows.
Fontes
Categorias