Durante o evento de desenvolvedores SDC 2021, a Samsung anunciou uma grande mudança para o Tizen, o sistema de Smart TVs da companhia. A empresa vai liberar a tecnologia para outras fabricantes de televisões, que poderão utilizar o software como "cérebro" de seus aparelhos. O movimento é similar ao feito pela LG com o WebOS, em fevereiro deste ano.
Segundo a Samsung, o programa de licenciamento do sistema Tizen permitirá que mais consumidores consigam aproveitar o poder do sistema operacional em diferentes dispositivos. A plataforma conta com recursos conectados com dispositivos da marca, bem como um app com canais grátis, o Samsung TV Plus.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sistema da Samsung lidera no setor de Smart TVs, mas também aparece em relógios e dispositivos conectados
Além de licenciar o sistema para mais fabricantes, a companhia também vai lançar o Tizen For Business. A variante do sistema voltada para negócios será utilizada em produtos como displays inteligentes em escolas, restaurantes e aeroportos, permitindo entregar conteúdos de maneira remota em múltiplos dispositivos.
200 milhões de dispositivos
Lançado há quase 10 anos pela Samsung, o sistema Tizen é a maior plataforma de streaming do mundo atualmente. Além disso, a solução já está presente em mais de 200 milhões de aparelhos globalmente, incluindo não apenas TVs, mas dispositivos inteligentes e acessórios como smartwatches.
Durante a SDC 2021, a Samsung comentou sobre as novidades da versão 6.5 do sistema operacional. A empresa destacou o crescimento da plataforma no segmento de Internet das Coisas e promete que o software ficará cada vez mais estável e conectado.
Você pode conferir mais detalhes técnicos sobre a nova edição do Tizen no vídeo abaixo: