A partir de 2022, os desenvolvedores de aplicativos para iOS, iPadOS e macOS deverão oferecer aos usuários um método de exclusão de conta do serviço dentro dos próprios programas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pela Maçã, que confirmou a entrada em vigor da exigência para o dia 31 de janeiro do próximo ano.
Segundo a dona do iPhone, a medida será válida para todos os apps que permitem ou exigem a criação de uma conta para serem utilizados. Além dos novos softwares lançados a partir da data citada, as atualizações também deverão incluir a opção de remoção do perfil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa exigência foi anunciada pela gigante de Cupertino durante a última edição da Apple Worldwide Developers Conference (WWDC 2021), realizada virtualmente em junho. Na época, a empresa apresentou uma série de mudanças nas diretrizes da App Store como parte de um esforço para dar ao usuário um maior controle sobre os seus dados.
Usuários poderão iniciar o processo de exclusão de conta nos próprios apps.Fonte: Unsplash
A opção de excluir conta deve tornar mais fácil abandonar assinaturas de serviços que não são mais utilizados. No entanto, vale destacar que a exigência é para o processo de remoção ser iniciado dentro do app, ou seja, o usuário ainda poderá ser direcionado a um site ou plataforma de atendimento antes de confirmar a sua saída.
Reportar problemas
Outra novidade relacionada à App Store, que acaba de ser confirmada pela Apple, é a introdução do botão “Reportar um problema”. O recurso, descoberto por um desenvolvedor há alguns dias, permite denunciar fraudes, abusos, conteúdos ofensivos e ilegais mesmo em apps que você não tenha adquirido.
A funcionalidade já chegou à loja de apps da companhia no iOS, iPadOS e macOS para usuários nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A previsão é de que ela seja lançada em mais países nos próximos meses.
Categorias