O Files, um gerenciador de arquivos de código aberto que funciona como alternativa ao Explorador de Arquivos oficial da Microsoft, anunciou uma grande atualização nesta segunda-feira (4). A nova versão do programa ganhou recursos inéditos e um design inspirado no Windows 11.
De acordo com o desenvolvedor do Files, Yair Aichenbaum, um dos destaques da atualização é o novo layout de coluna, que possibilita abrir vários níveis de hierarquia de pastas ao mesmo tempo. A nova forma de visualizar a coluna fornece uma visão mais ampla do diretório atual.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nova visualização de coluna do Files v2.0.Fonte: Files/Divulgação
A atribuição de tags às pastas e arquivos é outra novidade nesta versão renovada do explorador. Com elas, o usuário consegue organizar melhor tudo o que está armazenado em seu dispositivo, sem ser limitado pela organização oficial do sistema de arquivos, tendo acesso rápido ao que procura.
O usuário passa a ter várias opções de personalização do programa.Fonte: Files/Divulgação
O gerenciador ganhou ainda suporte ao uso de temas personalizados, dando a chance de você escolher a aparência desejada para o aplicativo, como o tom escuro, por exemplo. As opções de customização estão disponíveis nas configurações do programa.
Melhorias de desempenho
Sobrepor arquivos em cima de outras janelas, facilitando a realização de uma pesquisa rápida, e o suporte ao FTP são outras adições importantes. Também vale destacar o agrupamento de arquivos por tipo, data, tamanho e as novas opções de segurança, para determinar quem pode ter acesso aos seus documentos.
A atualização trouxe ainda melhorias para funcionalidades já existentes. Conforme Aichenbaum, aprimoramentos foram feitos em recursos como painel de visualização, menu de contexto, operações de transferência de arquivos e na velocidade de pesquisa, entre outras ferramentas.
O Files v2.0 é gratuito e está disponível para download na Microsoft Store. Além de rodar na nova geração do sistema operacional, ele também é compatível com o Windows 10.
Fontes
Categorias