A Apple devolveu à loja digital de aplicativos um importante recurso colaborativo que pode ajudar a identificar e remover aplicativos que são falsos, fraudulentos ou ilegais.
Trata-se de um botão de denúncia na App Store para que usuários denunciem fraudes em geral. A função pode ser usada para apontar aplicativos que se fingem de outros serviços, clones de ferramentas populares e plataformas com funcionamento suspeito, como aquelas que contém malware, geram links que podem levar a outros golpes ou que solicitam permissões de acesso a muitos dados do usuário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
In a major reversal, Apple quietly added back the “Report a Problem” @AppStore button in iOS 15: pic.twitter.com/UopiPDEV7e
— Kosta Eleftheriou (@keleftheriou) October 3, 2021
Quem identificou a novidade foi Kosta Elefheriou, um desenvolvedor e ativista que processou a empresa por suposta negligência a fraudes na App Store. O botão foi adicionado sem alarde no iOS 15, mas não é uma novidade: esse caminho direto de denúncia existia anos atrás, mas foi removido pela Apple.
No lugar dele, não foi colocada uma opção direta de denúncias de fraudes: as alternativas envolviam "Reportar atividade suspeita", mas, ao fazer isso, o denunciante precisava entrar em contato com o suporte da Apple — um passo que possivelmente reduzia a quantidade de denúncias realizadas.
Segundo a Apple, a própria empresa barrou mais de US$ 1,5 bilhão em fraudes de apps durante o ano de 2020 na plataforma.
Fontes
Categorias