A startup Pontomais lançou, recentemente, uma série de soluções para gestão de recursos humanos que funcionam de forma integrada ao WhatsApp. Uma das novidades é o registro de ponto pelo app de mensagens, facilitando o controle da jornada de trabalho.
Segundo a empresa, o registro de ponto eletrônico por WhatsApp evita a instalação de outros apps, atendendo aos colaboradores cujos celulares têm pouco armazenamento disponível, e auxilia também os profissionais que se deslocam de um setor para outro com frequência. É possível registrar o início do expediente em menos de 30 segundos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Disponível nas empresas que utilizam a plataforma da Pontomais, a ferramenta exige um cadastro do funcionário, que será direcionado ao número da startup no WhatsApp. Depois disso, basta enviar mensagens no chat, usando comandos como “bater ponto”, “registrar ponto” e “quero registrar”, por exemplo.
A ferramenta de bater ponto pelo WhatsApp é oferecida aos clientes da startup.Fonte: TecMundo/Reprodução
Após o envio, é necessário aguardar a confirmação do registro. Na mesma conversa, o usuário pode consultar a jornada diária de até três meses, os registros totais do dia, extras, faltantes e banco de horas (se houver), digitando outros comandos.
Outras funções disponíveis
Além de bater ponto pelo WhatsApp, o novo serviço da startup tem outras funcionalidades, como o módulo de férias. Neste caso, o sistema se conecta ao registro de ponto, que confirma a ausência do colaborador durante o período, e informa o contador da empresa via e-mail.
Com isso, o funcionário consegue visualizar a quantidade de dias de férias disponíveis e solicitar o benefício pelo celular, sem precisar comparecer à empresa. A aprovação do pedido e a assinatura digital do chefe do setor também são realizadas por meio da plataforma.
Há, ainda, o recurso de acompanhamento da escala de jornada de trabalho online e a iniciativa “Universo do Tempo”, uma espécie de jogo que estimula os trabalhadores a registrar o ponto pelo app.