O WhatsApp trabalha em uma opção para que os áudios enviados pelo app contem com transcrição. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10) pelo site WABetaInfo. Segundo a publicação, a função utiliza o reconhecimento de fala do dispositivo para realizar as transcrições das mensagens de voz.
Inicialmente, informa o site, os testes vêm sendo feitos no iOS (iPhone). No entanto, assim como em outras funções do aplicativo, essa também deverá ser disponibilizada para dispositivos Android no futuro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com capturas de tela divulgadas, a funcionalidade não exigirá que as mensagens sejam enviadas aos servidores do WhatsApp ou Facebook. No entanto, a Apple explica que a funcionalidade nativa do iOS "envolve a captura de áudio da voz do usuário e o envio desses dados aos servidores da Apple para processamento".
A nova função de transcrição de áudios do WhatsApp utiliza recurso nativo do iOS.
Mensagens transcritas salvas em texto
As transcrições, explica o site, possuem uma seção separada com as mensagens escritas. Elas também trazem indicativos de data e hora, e ficam salvas no banco de dados da conta do WhatsApp para serem lidas em outros momentos.
Ainda não há, entretanto, uma data específica para que a funcionalidade seja lançada para todos os usuários. Ainda hoje, o WhatsApp anunciou oficialmente que os backups com criptografia serão disponibilizados já nas próximas semanas. Também recentemente, o mensageiro disponibilizou a transferência de histórico entre sistemas operacionais.