A plataforma de conversas de áudio Clubhouse anunciou a chegada de um novo recurso no aplicativo da rede. Trata-se do áudio espacial, uma configuração que funciona em fones de ouvido e amplia a imersão ao "espalhar" os sons pelo ambiente, em vez de fazer com que todos saiam do mesmo lugar.
No caso do Clubhouse, só quem faz parte da plateia (ou seja, é um ouvinte da sala) terá a experiência de áudio espacial. Um exemplo foi publicado na conta da companhia no Twitter.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Hear ye, hear ye ?? spAAaAaAatial audio on Clubhouse!
— Clubhouse (@Clubhouse) August 29, 2021
It's like surround sound, but w/ your own headphones. A more vibrant, human experience! Plus makes it much easier to tell who's talking.
thanks to @juberti for this one ?? rolling out now on iOS, Android coming soon! pic.twitter.com/Zit6F9ijRK
O segredo do áudio espacial do Clubhouse está na Função de Transferência Relacionada à Cabeça (HRTF, na sigla original em inglês), a tecnologia que permite essa percepção de que você está ouvindo sons de direções diferentes, não só em um ou outro lado do fone de ouvido. A ideia é simular uma roda de conversa de verdade, em que os participantes encontram-se lado a lado.
O responsável pelo desenvolvimento é Justin Uberti, engenheiro que há poucos meses trocou a Google pela startup. O momento do lançamento é importante para a companhia: após algumas semanas de sucesso estrondoso, ela viu a taxa de downloads cair progressivamente e agora precisa estabilizar uma base de usuários.
Segundo o Clubhouse, a novidade já está disponível na mais recente atualização do aplicativo para iOS e deve chegar em breve ao Android. Desde julho deste ano, o app não exige mais convites para participar.
Fontes
Categorias