O Android 12 está chegando, e fabricantes de smartphones, agora, se dedicam a adaptá-lo para seus aparelhos. A Xiaomi lançou sua interface baseada na versão mais recente do próximo sistema operacional do Google, a MIUI 12 Beta, e a liberou para testes fechados com o Mi 11.
Ainda que diversas empresas tenham anunciado soluções construídas sobre o Android 12 Beta, muitas delas não implementaram ajustes de atualizações posteriores — como os da Beta 4.1, que trazem correções relacionadas a bugs de apps e API estável. A Xiaomi é uma das primeiras a distribuir algo mais concreto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Há algumas desvantagens na novidade, entretanto. Por estar limitada a clientes do país asiático, a MIUI 12 Beta baseada no Android 12 não conta com quaisquer apps da gigante das buscas, e as opções de idiomas se restringem ao inglês e ao mandarim. No mais, comparada à solução desenvolvida a partir do Android 11, possui funcionalidades incompletas ou mesmo ausentes.
Mi 11 é o primeiro a receber interface baseada no Android 12 "corrigido".Fonte: Xiaomi/Reprodução
Dúvidas e precauções
Espera-se que, com o tempo, mais modelos da marca entrem no programa, como o Mi 11 Ultra, o Mi 11i e o Mi 11X Pro – todos já contemplados com uma interface baseada no primeiro Android 12 Beta. De todo modo, a companhia não se pronunciou a respeito da expansão.
Por enquanto, para instalar a nova MIUI 12 Beta de maneira simplificada, é preciso, além de baixar o arquivo ZIP, ter acesso uma conta Mi para desenvolvedores — uma restrição que, em tese, pode ser contornada com processos manuais. Ainda assim, o backup de dados é mais que recomendado para ambos os casos.
Fontes
Categorias