O Google anunciou, nesta quarta-feira (18), o lançamento no Brasil do Kids Space, um launcher para aparelhos eletrônicos que oferece um ambiente seguro para crianças. A plataforma desembarca no país instalada no Tablet M8 4G, desenvolvido pela Multilaser, parceira do Google no projeto.
O tablet já está disponível no site oficial da marca brasileira e custa a partir de R$ 999. Nos próximos dias, o produto deve chegar também às principais varejistas do Brasil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ferramenta do Google funciona como uma espécie de sistema operacional do aparelho e oferece todo um ecossistema especialmente desenvolvido com foco para crianças de até 9 anos. Dentro do device estarão aplicativos, jogos, livros, vídeos e outros apps que foram avaliados e aprovados por especialistas.
A plataforma
O Kids Space foi lançado pelo Google no final do ano passado nos Estados Unidos. No país, a gigante de tecnologia firmou parcerias com a Lenovo e o Walmart para equipar os tablets confeccionados pelas empresas com o programa.
Otávio Silva, gerente global de produtos Kids & Families do Google, explicou que a tecnologia não funciona de maneira independente como um aplicativo, por exemplo, que pode ser instalado em outros devices.
“A gente acredita que este é o formato em que a plataforma oferece uma experiência melhor para as crianças, quando está embarcada no dispositivo. No futuro, quem sabe, a gente pode expandir o formato. Mas no momento acreditamos que esta é a melhor experiência”.
Devido ao formato, o launcher foi escrito em cima do sistema operacional Android, roda todas as suas aplicações de segurança e toma conta de todas as funcionalidades do tablet, que ganha uma interface especial voltada ao público infantil. A ideia é justamente oferecer à criança um “ambiente que ela sinta que é dela”.
Logo no início, por exemplo, o pequeno pode caracterizar um avatar próprio com várias opções de roupas, acessórios, cor dos olhos, cabelo, sobrancelhas e tons de pele. Depois de configurado o personagem, é possível personalizar o uso selecionando os conteúdos que mais gosta, entre temas como ciência, natureza, história, literatura, veículos, culinária e esportes.
“Além das opções em inglês e português, como quase todos os produtos do Google, nós adicionamos uma barra alta de acessibilidade. Então o Kids Space pode ser usado com um contraste de cores para crianças com deficiência visual, com TalkBack (recurso do Google de leitura da tela) e mais para frente ele ganhará ainda mais recursos”, explicou Silva.
Conteúdos
O Kids Space oferece centenas de opções de conteúdos para divertir e ensinar as crianças. Entre eles estão os jogos, livros gratuitos, vídeos e outros aplicativos. Os conteúdos estão separados por abas como “Assistir” e “Fazer” (que oferece atividades lúdicas e didáticas que ligam o online e offline).
“Todo o conteúdo passa por uma revisão e um trabalho de pesquisa bastante criterioso que recebe a avaliação de pais, reguladores, especialistas em educação, crianças e professores. A ideia é garantir que a criança interaja somente com o que pode lhe acrescentar de alguma forma”, pontuou Bruno Diniz, engenheiro líder do time de Kids & Families do Google no Brasil.
Mesmo com os conteúdos infantis, os pais poderão instalar outros aplicativos para estender o uso do tablet. Os adultos poderão instalar um app de videoconferência no device para que as crianças realizem videochamadas com outros familiares, por exemplo.
Diniz afirmou também que apesar da promessa de “autonomia para a criança”, a utilização do equipamento poderá ser gerenciada pelos pais ou responsáveis. Através do aplicativo Family Link, os adultos poderão definir limites de tempo de uso, filtros de segurança de conteúdo, controles de privacidade e mais.
O tablet
O primeiro produto a chegar ao Brasil com o Kids Space instalado é o Tablet M8 4G, da Multilaser. A empresa lançará, ainda neste ano, pelo menos outros 6 novos modelos entre 8 e 10 polegadas com o modo software infantil.
O M8 4G tem 32 GB de armazenamento (expansível até 64 GB com cartão de memória), 2 GB de RAM, processador Quad Core, câmera de 5MP e 4000 mAh de bateria. A tela é de 8 polegadas com resolução de 1280 × 800. Além do 4G, ele tem conectividade Wi-Fi.
Fabiano Favero, diretor de produtos da Multilaser, argumentou que o mercado de tablets cresceu no Brasil durante o período de pandemia, fazendo com que o país se tornasse o 8° maior dos devices.
O executivo afirmou que os aparelhos têm ganhado popularidade porque conseguem entregar entretenimento e execução de tarefas de trabalho a um preço mais acessível que notebooks, por exemplo.
“O objetivo com o Kids Space também é atrair públicos mais específicos, já que nós teremos modelos com diferentes faixas de preço para atender várias demandas dos brasileiros”, comentou o diretor.
Categorias