Na última quarta-feira (11), o Google iniciou a distribuição da quarta versão de testes do Android 12 para seus celulares Pixel. A novidade traz consigo um importante marco de desenvolvimento para o sistema operacional, o Platform Stability (ou "Estabilidade de Plataforma", em português), que representa sua entrada na fase de ajustes finais antes do lançamento definitivo.
Nesse contexto, os desenvolvedores poderão iniciar o processo de compatibilização com o Android 12, que na atualização já apresenta o comportamento esperado em seu lançamento oficial e já não passará por outras grandes mudanças. Similarmente, nesta etapa, o Google Play também começa a aceitar o envio das novas versões de aplicativo — embora ainda recomende que seus autores deem preferência aos canais alfa e beta de distribuição durante o primeiro momento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para o sistema operacional, por outro lado, isso significa que o foco do desenvolvimento pode ser redirecionado para o polimento geral de desempenho e interface. Adiante, uma nova versão beta será lançada "nas próximas semanas", conforme a previsão do Google, sendo esta considerada a "candidata final" antes do lançamento do Android 12 para o público.
Cronograma de desenvolvimento do Android 12. (Fonte: Android Developers / Reprodução)Fonte: Android Developers
Disponibilidade
Além dos emuladores, o Android 12 está oficialmente disponível apenas para os seguintes celulares Pixel, desde que já participem do programa de testes do novo sistema operacional: Pixel 5; Pixel 4a e 4a 5G; Pixel 4 e 4 XL; Pixel 3a e 3a XL; Pixel 3 e 3 XL.
Segundo o 9to5Google, alguns seletos modelos da Asus, Oneplus, Oppo, Realme, Sharp, e ZTE também receberão a quarta versão beta do Android 12 em breve.
Fontes
Categorias