Confirmando os rumores, a Apple anunciou nesta quinta-feira (5) a chegada de novos recursos de segurança com foco nas crianças. A principal novidade é a detecção aprimorada de Material de Abuso Infantil (CSAM, na sigla em inglês) no iPhone, iPad e Mac.
O recurso usa algoritmos para analisar as fotos armazenadas no iCloud, buscando conteúdos que possam indicar pornografia infantil, por exemplo. O teor das imagens será comparado com os dados do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas dos Estados Unidos, que atua em parceria com autoridades policiais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Se encontrar alguma correspondência, a inteligência artificial enviará o conteúdo suspeito para análise humana. Caso se confirme a existência de material com abuso infantil, a conta será desabilitada e um relatório chegará à organização sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos da criança.
Funcionamento do sistema de varredura de fotos.Fonte: Apple/Divulgação
De acordo com a Apple, a verificação das fotos acontece no dispositivo e preserva a privacidade do usuário, sendo capaz de identificar apenas as imagens CSAM. A companhia afirma que o sistema, cujo lançamento acontecerá primeiro nos EUA, possui taxa de erro inferior a 1 em 1 trilhão e que o proprietário da conta poderá contestar a decisão.
Mais segurança no iMessage
Um mecanismo capaz de identificar fotos sexualmente explícitas nos anexos de imagem do iMessage também será lançado. A novidade estreará no mercado americano ainda em 2021, ficando disponível para as contas que possuem compartilhamento familiar no iCloud.
iMessage avisará às crianças sobre fotos impróprias.Fonte: Apple/Divulgação
A tecnologia objetiva evitar o compartilhamento de imagens impróprias entre as crianças que fazem parte do plano familiar. Ao receber um conteúdo sensível, a foto ficará desfocada ao ser visualizada por este público, que também não poderá compartilhá-la com usuários menores de 13 anos.
Denunciar abuso infantil
Pais e crianças que quiserem buscar orientações sobre como denunciar materiais contendo abuso ou exploração infantil terão uma ajuda extra. A gigante de Cupertino informou que atualizará o app de pesquisa e a assistente virtual Siri para facilitar a procura por assistência.
Atualizações na Siri e no app de pesquisa.Fonte: Apple/Divulgação
Ao fazer perguntas relacionadas ao tema, as ferramentas fornecerão explicações detalhadas sobre como e onde registrar uma denúncia. Essas novidades também estão previstas para chegar até o final do ano.
Categorias