O Google Assistente pode ser uma ferramenta muito útil para os usuários com rotinas atarefadas e que se beneficiam das diferentes formas de automatização inteligente. O recurso vem instalado de fábrica na maior parte dos dispositivos Android mais recentes e também pode ser obtido de maneira gratuita na Google Play Store, sendo assim bastante acessível.
Por outro lado, o Google Assistente pode se tornar um incômodo para os usuários que desejam uma experiência de uso mais minimalista e sem muitas conexões externas. Felizmente, seu processo de desativação é fácil e pode ser feito em apenas alguns minutos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O TecMundo preparou um descomplicado guia para auxiliar o usuário durante as etapas.
Desativando o Google Assistente do celular
1. Abra o aplicativo Google;
2. Clique na sua foto de perfil, no canto direito da tela;
3. Acesse o menu "Configurações";
4. Nas configurações, encontre "Google Assistente";
5. Encontre "Geral";
6. Desative a opção "Google Assistente";
7. Confirme em "Desativar".
Porém, apenas desativar a chave do Google Assistente não desativa a presença dele por completo. O assistente virtual continua "ativo" por meio de atalhos, geralmente acessados por teclas físicas ou digitais no celular. Você pode seguir o passo a passo a seguir para desabilitar o atalho.
Desabilitando o atalho do Google Assistente
Desativar o atalho para o assistente virtual da Google é bastante simples. Para fazê-lo, basta:
1. Abrir o aplicativo "Configurações",
2. Tocar em "Apps e notificações",
3. Clicar em "Avançado";
4. E acessar a aba "Apps Padrão".
5. Selecione "Assistência e entrada por voz"
6. Depois clique em "App assistivo". Nesta seção, basta selecionar a opção "Nenhum" ou outra alternativa de preferência.
Fonte: TecMundo Caminho para desabilitar o Google Assistente como aplicativo padrão, além de sua tecla de atalho. (Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Dica extra: desativar o aplicativo "Google"
Para os usuários que desejam uma experiência ainda mais "limpa" ou que simplesmente precisam de mais espaço livre em seus dispositivos, há a opção de desinstalar todas as atualizações do aplicativo "Google" e, em seguida, desativá-lo.
É possível realizar o procedimento em "Configurações".
1. Acesse a aba "Apps e notificações" e vá até "Google".
2. Toque no ícone de "três pontos" no canto superior direito e selecione "Desinstalar atualizações". Com a mudança, o aplicativo será restaurado para sua versão original de fábrica, liberando memória no dispositivo;
3. Para concluir o processo, toque em "Desativar".
Fonte: TecMundo Caminho para restaurar e desativar o aplicativo Google. (Fonte: TecMundo)Fonte: TecMundo
Vale lembrar que desativar o aplicativo "Google" pode afetar o funcionamento pleno de outros aplicativos, como é alertado pelo sistema. Em caso de problemas, repita os passos desse tutorial e reverta as mudanças feitas.
Este guia foi elaborado utilizando um Moto G6 Plus, da Motorola, mas pode ser seguido por usuários de diversos outros modelos.
Google Assistente vira Gemini?
A Google está planejando fazer a mudança do Google Assistente para o Gemini, a inteligência artificial da Empresa - antigo Google Bard - contudo, os usuários hoje (dezembro de 2024), ainda podem decidir se querem ou não utilizar o Gemini no lugar do Google Assistente.
A empresa, traz as "vantagens" de utilizar o Gemini no lugar do Google Assistente. Elencando funções como, criar imagens personalizadas, escrever e-mails, postagens e outras funções variadas, típicas e usuais no meio da Inteligência Artificial.
E então, vai trocar o uso Google Assistente para o Gemini? Republique em suas redes sociais e nos conte através dos perfis do TecMundo. Até a próxima!
****Matéria atualizada por Ligia Parize em 05/12/2024
Fontes
Categorias