No último domingo (4), o pesquisador de segurança Carl Schou revelou que há mais um erro no sistema de conexões do iPhone. Anteriormente, ele já havia anunciado uma falha semelhante, que ocorria ao tentar se conectar com um nome específico de uma rede Wi-Fi. O problema exigia que usuários redefinissem as configurações de rede para se reconectar.
Desta vez, entretanto, o problema parece ser mais grave. A nova falha encontrada por Schou ocorre de maneira bastante similar à noticiada anteriormente e aparece quando um iPhone detecta uma rede Wi-Fi com um nome em particular: "%secretclub%power". Os usuários afetados perdem totalmente a capacidade de se conectar à internet por redes sem fio, bem como outras funções que dependem do serviço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Supostamente, a única solução para o erro é uma redefinição completa dos iPhones para as configurações de fábrica — porém, como aponta o site 9to5Mac, o procedimento não foi testado e não é recomendado.
Seriously, I still don’t have WiFi pic.twitter.com/AaF9IQBvCp
— Carl Schou (@vm_call) July 4, 2021
Ao que parece, o problema pode ser causado pelo uso sequencial dos caracteres "%s", "%p" e "%n", sempre acompanhados do símbolo de porcentagem. Assim, para evitar o erro, o 9to5Mac recomenda que usuários não tentem se conectar a redes Wi-Fi que contém esses símbolos. A falha ainda carece de uma solução oficial da Apple, que não deve demorar para lançar uma atualização para o problema.
Fontes