Nesta quarta-feira (30), a gigante das buscas anunciou que o aplicativo de pagamentos Google Pay, a partir de agora, salvará e exibirá dados relacionados ao recebimento de vacinas contra a covid-19. Dessa maneira, defende a companhia, tais informações se tornarão muito mais acessíveis em momentos nos quais são exigidas, como em viagens internacionais e afins.
Implementada na atualização da API Google Pay for Passes, já utilizada para o registro de documentos não financeiros, a novidade dispensa cartões de papel tradicionais. A vacinação pode ser comprovada por meio da geração de um QR Code.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para isso, é preciso que provedoras de saúde responsáveis pela aplicação de imunizantes integrem o lançamento a seus sistemas – por enquanto, limitado a determinadas instituições dos Estados Unidos e, claro, a quem utiliza o Android.
Comprovante de vacina chega a celulares com Android.Fonte: Reprodução/Google
Como acessar?
A novidade chegou como parte do Play Services do Android, dispensando as limitações de login do Google Pay, o que permite salvar a carteira de vacinação em diversos aparelhos. De todo modo, como o arquivo não é armazenado na nuvem, a distribuição deve ser feita manualmente pelos eletrônicos desejados.
Uma vez feito isso, basta adicionar um atalho à tela inicial, se quiser, para acessar o registro rapidamente, algo realizado a partir da inserção de senha ou escaneamento biométrico.
Além de identificação de fabricante e de informações básicas, como nome, data de nascimento e data de administração de doses, quando se seleciona a opção "Detalhes", locais de imunização e números de lotes são exibidos.
Por meio do recurso, é possível conferir detalhes da imunização.Fonte: Freepik
Primeiramente, o aprimoramento no Google Pay atenderá somente o país norte-americano e chegará aos usuários durante as próximas semanas. A gigante da web pretende liberar a funcionalidade em mais regiões logo depois disso.
Agências e empresas interessadas no programa precisam entrar em contato com o Google para aderirem à iniciativa.
Fontes
Categorias