O engenheiro de software Tanner Villarete desenvolveu e lançou um web player de músicas que busca simular a magia dos anos 2000 — quando tudo era mais simples. O simulador de iPod, apelidado de iPod.js, ainda está em desenvolvimento e precisa que você acesse suas contas do Spotify e Apple Music para importar playlists. O código do projeto está disponível no GitHub e a Apple ainda não se pronunciou sobre o serviço.
O usuário controla o aplicativo usando o design antigo de botões no formato de um círculo. Você usa os recursos de toque do seu smartphone ou o cursor do mouse para "apertar" os botões do iPod e navegar pela interface.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O web player ainda não é totalmente responsivo, ignorando alguns inputs no formato mobile, mas o projeto ainda está em desenvolvimento e tem apenas um autor, então não vamos ser chatos.
No computador, clique e deslize o mouse pelos botões para usar os menusFonte: Reprodução/iPod.js
O aplicativo ainda tem um joguinho de quebrar tijolos — boa sorte tentando controlar os botões com o mouse. Tanner pretende expandir o iPod.js com mais funcionalidades e até easter eggs, mas não entrou em detalhes.
Vamos torcer para que a Apple não "corte as asinhas"
Em 2019, o aplicativo Rewound, outra iniciativa que buscava transformar seu celular em um iPod, foi retirado da App Store. Porém, ao contrário do projeto de Tanner, o aplicativo que copiava do design da maçãzinha era monetizado.
A Apple descontinuou o iPod clássico em 2014 por falta de acesso aos componentes do aparelho. A caixinha que aguentava "1.000 músicas" vai completar 20 anos no mês de outubro.
Atualmente, o iPod Touch está na sétima geração, e se tornou uma espécie de "iPhone Lite", com várias funcionalidades do celular, mas incapaz de realizar ligações e sem compatibilidade com vários aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.