A Apple anunciou uma série de novidades para o navegador Safari, a maior parte delas como parte da chegada da nova versão do macOS Monterey.
As novidades foram apresentadas nesta segunda-feira (7) como parte da conferência de abertura da WWDC 2021, feita de forma totalmente virtual.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No geral, a interface do Safari ficou mais compacta e minimalista, além de "eficiente em espaço". Isso significa que a empresa eliminou ao máximo botões e barras desnecessárias, para que o conteúdo exibido em tela tenha o maior espaço possível.
A organização de abas em grupos no Safari.Fonte: Apple
Para o macOS, as abas agora podem ser organizadas em grupos e sincronizadas automaticamente com outros aparelhos do ecossistema. Já as pesquisas podem ser realizadas direto da barra de endereços na aba que está ativa no momento.
Além disso, itens como Favoritos e relatórios de privacidade só aparecem na tela quando você seleciona a barra de endereços.
Safari no iOS: ainda mais espaço para fazer leituras.Fonte: Apple
Nos dispositivos móveis, as abas agora ficam na parte inferior da tela. Além disso, quando o display está parado, sem o movimento de rolagem para cima ou para baixo, a barra de endereços some para liberar mais espaço para textos e imagens.
Extensões
O uso de extensões nos diferentes dispositivos.Fonte: Apple
Por fim, extensões que antes funcionavam apenas no Safari para macOS agora podem funcionar igualmente no navegador para iOS e iPadOS, dependendo da habilitação do recurso pelos desenvolvedores.
O novo Safari deve ser lançado juntamente com as novas versões dos sistemas operacionais da empresa. A versão estável das plataformas chega para os consumidores em algum momento da primavera deste ano, a partir de setembro de 2021.
Fontes