Na última terça-feira (25), o Google liberou a mais nova atualização de seu navegador de internet proprietário, o Chrome. Batizada apenas de Chrome 91, a versão está cerca de 23% mais veloz graças a melhorias no motor do JavaScript, utilizado para criar elementos interativos nas páginas web.
Mais especificamente, o navegador agora é capaz de executar códigos em JavaScript mais rápido por causa do novo compilador e de um novo método de otimização do armazenamento de códigos na memória. Segundo o Gerente de Produto do Chrome, Thomas Nattestad, as melhorias garantem a maior velocidade possível em todos os tipos de página web.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ele explica que o novo compilador de JavaScript, chamado de Sparkplug, preenche a lacuna entre a necessidade do início rápido de uma tarefa e a otimização do código para obter o desempenho máximo.
A outra novidade são as "short built-in calls", livremente traduzidas como "chamadas internas curtas", que otimizam a alocação dos códigos gerados na memória a fim de "evitar saltos indiretos ao chamar funções", conforme explica Nattestad.
Google Chrome está cada vez mais rápido a cada atualização. (Fonte: Google / Divulgação)Fonte: Google
Melhor, mais rápido e mais estável
Felizmente, esse tipo de novidade tem se tornado cada vez "mais comum" nas atualizações do Google Chrome. Entre as mudanças recentes, destaca-se a redução no consumo de memória RAM no Windows em até 22%, um feito muito bem recebido pelos usuários do sistema.
Nesse contexto, o navegador vem recebendo outras importantes melhorias a cada versão, tais como: o Chrome 85, que trouxe carregamento de páginas 10% mais rápido; o Chrome 87, que tornou a inicialização 25% mais rápida, além de também melhorar a velocidade no carregamento de páginas em 7% e o Chrome 89, mais recente, que melhorou o consumo de memória RAM em 8%, além de outros aperfeiçoamentos.
Fontes
Categorias