O Google divulgou nesta quarta-feira (19) os novos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência do Android 12. As informações foram reveladas durante o evento Google I/O, que acaba amanhã (20). Segundo a empresa, todas as mudanças foram pensadas conforme as opiniões e sugestões dos usuários.
Novos recursos
A ferramenta chamada TalkBack permite que os usuários controlem o celular sem a necessidade de olhar para o dispositivo. Isso porque o novo leitor de tela entende novos movimentos. Assim, uma pessoa com deficiência visual não precisa acessar vários menus e abas da interface para simplesmente pausar uma música, por exemplo. Basta um toque duplo na tela. Além disso, o novo sistema agora oferece dois novos idiomas para teclado braile, espanhol e árabe.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A empresa também apresentou uma nova lupa "em janela". O recurso permitirá que o usuário amplie apenas uma parte da tela, ao invés da imagem toda, como ocorre atualmente.
Para tornar o áudio mais acessível para surdos e deficientes auditivos, a empresa melhorou os recursos de transcrição instantânea e as notificações de som. Com a atualização, os usuários serão alertados caso o celular detecte sons críticos, como um alerta de incêndio, por exemplo.
Além disso, também foi adicionado um recurso em que o usuário poderá adicionar sons específicos, como a campainha de sua casa. Assim, ele será avisado por meio de notificações push, luz intermitente ou vibração do smartphone.
Outra nova funcionalidade do sistema é o Amplificador de Som. Com ele, o usuário poderá ouvir conversas ao vivo, diminuir o ruído do ambiente e aumentar a voz da outra pessoa. O recurso pode ser utilizado com fones de ouvido via Bluetooth. Por fim, a empresa também tornou o atalho para acessar a aba de acessibilidade mais simples. Agora, basta clicar no botão com o símbolo de "mais" (+) no canto da tela.
Fontes
Categorias