O Fuchsia OS, sistema operacional da Google que pode substituir o Android futuramente, está recebendo colaborações da Samsung. De acordo com o 9to5Google, a fabricante sul-coreana está auxiliando na evolução do SO ao implementar na plataforma uma de suas principais contribuições para o ecossistema Linux.
A Samsung está colaborando no sistema operacional com a adição de códigos sobre o sistema de arquivos F2FS (Flash-Friendly File System). Atualmente, a solução está substituindo o formato EXT4, amplamente utilizado em celulares Android.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Google Fuchsia
O sistema de gerenciamento de arquivos F2FS começou a ser adotado amplamente em celulares da Samsung a partir do Galaxy Note 10. A solução também já é utilizada pela Google em celulares desde o Pixel 3, além de aparecer em produtos recentes de marcas como Huawei e OnePlus.
Segundo especula o 9to5Google, a implementação do F2FS no Fuchsia OS pode servir apenas para propósitos de compatibilidade. O novo sistema da Google utiliza um kernel original e deve trazer seu próprio sistema de gerenciamento de arquivos.
Logo do Google Fuchsia OS.Fonte: Android Authority
A documentação aponta que as duas empresas seguirão colaborando durante os próximos meses na implementação da tecnologia para o Fuchsia OS. No entanto, os planos da Samsung para o novo sistema operacional ainda não estão claros. A Google também não possui uma previsão de lançamento para a plataforma.
Vale ressaltar que as duas companhias também podem estar trabalhando juntas em outro sistema: o WearOS. De acordo com um rumor recente, Samsung e Google uniram forças para lançar o Galaxy Watch 4 em 2021, que pode ser o primeiro smartwatch da sul-coreana com a variante do Android para vestíveis.
Fontes