O checkra1n, software que permite fazer o jailbreak de vários dispositivos da Apple, informou na quinta-feira (29) o lançamento de uma atualização para usuários de iPhones e iPads que já fizeram a atualização iOS e iPadOs 14.5: a nova versão checkra1n 0.12.3 já traz suporte aos novos sistemas operacionais móveis da Maçã, além de suporte inicial para Macs com o chip M1.
Lançada para os heavy users, que curtem usar seus dispositivos “sem limites”, a ferramenta não é compatível com os iPhones XS, XS Max, XR e posteriores, uma vez que ela só funciona com dispositivos que possuem chips A7 até A11, que equipam do iPhone 5s aos iPhones X e 8/8 Plus.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com relação aos Macs com chip M1 (Apple Silicon), a equipe do checkra1n alerta que existe um problema na montagem do software que pode causar o travamento e reinício de alguns dispositivos, ao tentar executar, a partir de uma porta USB-C, o checkm8, justamente o programa que explora a vulnerabilidade do sistema operacional.
#checkra1n 0.12.3 released with support for iOS 14.5 and various bug fixes, including M1 support!
— checkra1n (@checkra1n) April 29, 2021
Grab it at: https://t.co/0qjqjzPWk8
As novidades da versão 0.12.3 da checkra1n
Além de suporte para iOS e iPadOS 14.5, e assistência preliminar a todos os Macs com M1, a nova versão do checkra1n traz um novo comando, o force-revert, para permitir a restauração da instância rootfs, mesmo quando o usuário não tem acesso ao aplicativo Loader. O binpack incluído foi atualizado e comprimido.
A versão ainda traz diversas correções de bugs, principalmente relativos a travamentos no tvOS 12 e em estruturas de dispositivos móveis. Devido a alterações na pilha USB, alertam os desenvolvedores, poderá ser necessário conectar e desconectar o cabo de força durante o processo de desbloqueio.
A instalação do jailbreak permite instalar jogos e aplicativos fora da App Store, tornando seu celular de certa forma mais "poderoso". No entanto, embora não seja um programa criminoso ou ilegal, o procedimento invalida a garantia dos seus dispositivos e não é apoiado pela Apple, ou seja, por sua conta em risco. A nova versão (beta) da checkra1n está disponível apenas para macOS e Linux.
Fontes