A Microsoft anunciou que vai retirar o Paint 3D e o Visualizador 3D de novas versões do Windows 10, começando com a nova prévia do sistema operacional. Os programas vinham pré-instalados no SO, mas a empresa resolveu acabar com a obrigatoriedade dos apps por causa dos baixos índices de uso.
Segundo a Microsoft, a mudança não marca o fim das ferramentas, que ainda estarão disponíveis para download e apenas deixarão de aparecer em novas instalações limpas. A partir de agora, os usuários interessados em utilizar os programas terão que baixá-los por meio da Microsoft Store.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Microsoft
"Ambos os aplicativos ainda estarão disponíveis na Loja e permanecerão no seu dispositivo após uma atualização do sistema operacional", explica a Microsoft no anúncio da nova versão prévia do Windows 10. "Portanto, se você atualizou seu PC normalmente, não verá esses aplicativos alterados em sua lista de programas."
O Paint 3D está disponível para dispositivos com Windows 10 e Surface Hub neste link. Já o download do Visualizador 3D pode ser realizado em computadores e HoloLens por meio desta página.
Baixa adesão
As ferramentas de criação e visualização de objetos tridimensionais chegaram com o Creators Update, em 2017. O lançamento do Paint 3D gerou diversas reações na comunidade de usuários do sistema, já que a solução veio para substituir o icônico programa de desenhos do Windows com cerca de 40 anos.
Apesar da grande aposta da Microsoft nos softwares 3D, os usuários acabaram não utilizando a função com tanta frequência no Windows 10. A empresa até chegou a abandonar a ideia de matar o antigo Paint, que está disponível até hoje no sistema operacional.
Fontes
Categorias