A Microsoft está trabalhando para lançar a nova versão do Edge para Xbox, o que pode trazer, também, suporte integral para o Stadia nos consoles da linha. De acordo com informações do The Verge, o navegador funcionará de maneira similar à versão presente no Windows 10, que é baseada em Chromium e traz otimizações para o serviço de streaming da Google.
A nova edição do Edge para consoles está disponível de maneira limitada para alguns usuários alpha do programa Xbox Insiders. Segundo o jornalista Tom Warren, que obteve acesso ao programa, a versão atualizada ainda possui bugs, mas já permite acessar o Stadia nos consoles da Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Google Stadia will run on Xbox now thanks to this new version of Edge. It’s clearly an early build as things are a little buggy, but Chromium on Xbox will be very interesting https://t.co/eKueV7CNGS
— Tom Warren (@tomwarren) March 7, 2021
Apesar de o Stadia ser compatível com o novo navegador para Xbox, a experiência com o serviço nos consoles não é das melhores atualmente. Assim como a versão antiga do Edge, a nova edição ainda possui certas limitações que dificultam a navegação e atrapalham o uso de serviços na web.
Limitações de uso
Segundo relatos publicados no Twitter, o novo Edge ainda não traz suporte integral para mouse e teclado durante a navegação. Com isso, não é possível utilizar os periféricos para controlar o gameplay no Stadia.
O uso do controle em ambas as versões do Microsoft Edge para consoles também é limitado. Atualmente, o joystick do Xbox só pode ser utilizado no Edge para controlar o ponteiro do mouse, o que impede o uso do acessório para jogar diretamente no browser.
O Stadia pode ser aberto no Xbox, mas ainda não é possível rodar jogos pelo serviço usando os consoles da linhaFonte: Alex Tiekam/Reddit
Um dos usuários do alpha que tentou jogar no Stadia pelo Xbox também relatou que o controle do serviço da Google não pode ser conectado com a sessão iniciada no console. Logo, no estágio inicial de desenvolvimento do Edge para Xbox One e Series X/S, é praticamente impossível jogar na plataforma de nuvem que concorre com o xCloud.
A expectativa é que a Microsoft traga melhorias para o novo Edge do Xbox com o lançamento de versões mais estáveis. Até o momento, porém, a companhia não forneceu detalhes sobre funcionalidades que chegarão ao programa futuramente.
Categorias