O Instituto Butantan anunciou, nesta semana, o lançamento de um aplicativo para monitorar o contágio e os casos de covid-19 nas cidades brasileiras. O primeiro município a ter o mapeamento está sendo realizado é Araraquara, no interior paulista, que está em lockdown por causa da ocupação de 100% dos leitos destinados para casos da doença respiratória.
O software se chama Global Health Monitor (GHM) e foi lançado em parceria com uma startup homônima ao app. O programa para celulares identifica, mapeia e isola (de maneira anônima) os casos positivos de Sars-CoV-2 (coronavírus).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O time de infectologistas do Instituto Butantan participou da produção do aplicativo, inclusive, validando uma parte do algoritmo. O GHM tem acesso a dados de laboratórios parceiros e traça em tempo real o espalhamento da doença.
Global Health Monitor mostra o nível de exposição ao coronavírus
O software também tem recursos de alerta de áreas de risco (onde a transmissão está em alta), organização de carteira digital de vacina e mostra notícias atualizadas e oficiais sobre a covid-19.
O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares Android, no Google Play, e iOS, na App Store.
Fontes
Categorias