Informações sobre um suposto novo chip da Apple foram vazadas online em uma plataforma de benchmarking. De acordo com o relatório vazado no CPU Monkey, o chip chamado “M1X”, virá com uma CPU de 12 núcleos, um upgrade em relação à CPU de oito núcleos do M1- primeiro chip da Apple, lançado em outubro.
A GPU interna também deve ter 16 núcleos, em vez de uma GPU de 8 núcleos no M1. Espera-se que tenha uma frequência de 3,2 GHz e seja baseado em uma arquitetura de 5 nanômetros, assim como seu antecessor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A expectativa é que o novo chipset atenda os próximos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, além de dispositivos iMac de 27 polegadas. A Apple também está trabalhando no desenvolvimento de outros chips com processamento gráfico de 16 e 32 núcleos.
Segundo o CPU Monkey, as especificações são de uma “pré-amostra” do chip “M1X”. Não foi possível confirmar a autenticidade da informação. A Apple não se pronunciou sobre o vazamento.
Primeiro chip
Em outubro do ano passado, a Apple anunciou o lançamento do chip M1, primeiro processador da linha Apple Silicon, baseado na arquitetura ARM. A empresa deu início à transição da Intel para os seus próprios chips, com o lançamento de três dispositivos Mac movidos pelo chip M1. A companhia também informou que diversas marcas parceiras estão preparando aplicativos universais que trabalham em computadores baseados no M1 e em Intel. Uma dessas é a Adobe, que começará a lançar apps otimizados para o sistema em breve.
Macbook Air M1, SSD 256 GB, Apple
Sinta o poder do chip M1 em um MacBook levíssimo e silencioso. Vem com tela retina de 13,3 polegadas, 8GB de RAM e leitor biométrico integrado.
Fontes