A Google começou a liberar a versão beta do Google Chrome 89, que traz funções interessantes em seu período de teste aberto. A principal novidade fica por conta de uma nova API de NFC (comunicação por aproximação) na versão mobile do navegador.
A ferramenta utiliza a tecnologia de NFC para liberar interações especiais dentro do navegador. Segundo exemplifica a Google, a função pode ser utilizada para enviar informações de objetos físicos para o smartphone.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O NFC permite transmitir informações para o navegador via proximidadeFonte: Chrome
Ao entrar em um museu e aproximar o celular de uma obra, o usuário pode receber informações sobre o artista e a exibição diretamente no Google Chrome. A ferramenta também pode ser utilizada em eventos acadêmicos e conferências, permitindo que informações sejam compartilhadas sem a necessidade de papéis ou contato físico com outros objetos.
Segundo a Google, o Chrome 89 traz o NFC para web ativo como padrão. A função pode ser utilizada com um celular compatível com a função e em objetos com chips de leitura por aproximação.
Compatibilidade com controles
Outra novidade presente no Chrome 89 é o uso da API WebHID como padrão no navegador. A ferramenta consegue fazer o browser trabalhar com dispositivos de entrada, como teclados e controles, que utilizam padrões de funcionamento mais antigos ou incomuns.
A novidade é positiva para quem utiliza serviços de streaming de games no navegador da Google. Com a ferramenta, joysticks velhos ou de marcam genéricas tem mais chance de funcionar sem problemas em plataformas como o Stadia.
O Chrome 89 também conta com uma nova API que facilita a comunicação com dispositivos como impressoras 3D. Além disso, o navegador recebeu uma função que permite integrar botões de compartilhamento para redes sociais com mais facilidade em sites.
O Chrome 89 já está disponível para download no Android e PCs com ChromeOS, macOS ou Windows. Vale ressaltar que o navegador está em beta atualmente e as novidades só devem chegar na edição estável do browser futuramente.
Fontes
Categorias