O WhatsApp Web para navegadores e a versão do mensageiro para desktops ganhou uma nova camada de segurança. A partir de agora, será possível adicionar um novo método de desbloqueio e sincronização de contatos e mensagens.
Segundo a empresa, o usuário poderá cadastrar um mecanismo de desbloqueio biométrico por digital, detecção de rosto ou íris. Isso será realizado pelo dispositivo móvel que traz a conta ativada, dependendo de que recursos de autenticação estão disponíveis no seu aparelho. A novidade é válida para Android e iOS 14 e já está disponível em algumas regiões.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O objetivo é dificultar um pouco o acesso ao WhatsApp Web, que normalmente é ativado somente com o escaneamento de um QR Code na tela do computador — que continua existindo, agora como uma etapa intermediária. A companhia garante que não vai armazenar os dados de rosto, impressão digital ou íris.
Today we’re starting to roll out a new security feature for WhatsApp Web and Desktop: face and fingerprint unlock when linking devices.
— WhatsApp (@WhatsApp) January 28, 2021
WhatsApp does not see your face or fingerprint data.
Chats for your ?? onlyhttps://t.co/qR3zsexzfj pic.twitter.com/Ei5G35MPpA
Recentemente, o WhatsApp Web começou a receber ligações de voz e vídeo. Mais atualizações no visual do mensageiro e no gerenciamento de dispositivos conectados devem ser anunciada em breve. O WhatsApp deve reforçar outros recursos de segurança no futuro, já que atualmente a companhia encara críticas pelas mudanças nos termos de uso, que foram adiadas após serem mal recebidas pelo público.
Fontes