Atualização - 30/12/2020 - 14h50: o WhatsApp emitiu um comunicado oficial sobre a notícia de que seu mensageiro deixaria de funcionar em uma série de aparelhos em 01/01/2021 explicando que, na verdade, o suporte aos ditos modelos já foi encerrado. Isso quer dizer que os smartphones listados já não conseguem mais rodar a ferramenta de comunicação. A confusão sobre a data surgiu após uma atualização nos termos de serviço do mensageiro neste mês de dezembro, mas que não alterava as informações sobre o fim do suporte aos celulares e sistemas operacionais citados. Confira a notícia original a seguir:
A partir de 1° de janeiro, o WhatsApp finalizará o suporte a diversos aparelhos – o que, consequentemente, impedirá seus proprietários de utilizarem o aplicativo de mensagens instantâneas sem trocar de celular. A ação afetará aqueles que contam com dispositivos antigos; se este for o seu caso, é bom dar uma olhada na lista divulgada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apesar de ser algo comum, esta é a primeira vez em que iPhones foram "contemplados" por uma rodada de desligamentos. Além disso, a companhia ressalta a necessidade de se manter sistemas operacionais atualizados, uma vez que alguns dos selecionados deverão rodar ambientes mínimos para a continuidade dos serviços.
Já no caso de usuários de smartphones com KaiOS, baseado em Linux, inclusive donos de JioPhone e JioPhone 2, a exigência é que os aparelhos contem com a versão 2.5.1 ou mais recente se o objetivo é manter o app em 2021.
Por fim, havendo jailbreak em seu companheiro da empresa da Maçã, é possível que tudo continue funcionando perfeitamente. Entretanto, a prática não recomendada pelo WhatsApp, uma vez que tais modificações podem afetar a funcionalidade dos dispositivos.
Sendo assim, problemas eventuais devem ser corrigidos pelo próprio usuário, sem ajuda alguma da companhia.
Esta é a primeira vez em que iPhones perderão o WhatsApp.Fonte: Reprodução
Sem WhatsApp (independentemente do sistema)
- iPhone, iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4
- LG Optimus Black (e modelos anteriores)
- Motorola Droid RAZR
- Samsung Galaxy S2
- HTC Desire
Exigência mínima: iOS 9 ou Android 4.0.3
- iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6S
- LG Lucid
- Motorola Droid 4
- Sony Xperia Pro
- HTC Sensation, HTC Thunderbolt 4G
- Samsung Galaxy Note
- Samsung Galaxy S3 (e variantes)
Aparelhos descontinuados anteriormente continuam sem o aplicativo de mensagens. E o seu, está na lista?
Fontes
Categorias