A Samsung anunciou uma novidade que promete facilitar a vida dos usuários de seus produtos: o serviço SmartThings Find, recurso que permite localizar facilmente qualquer celular, fone de ouvido, smartwatch ou tablet da linha Galaxy, mesmo que a internet esteja desconectada.
Para se ter uma ideia da demanda pelo serviço, já existem 6 milhões de usuários na Coreia, Reino Unido e Estados Unidos inscritos para ter acesso antecipado à nova tecnologia. Como isso, o SmartThings Find está pronto para seu lançamento global em dispositivos equipados com Android 8 e posterior.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O serviço utiliza dois tipos de tecnologia: a Bluetooth Low Energy (BLE) e a ultra-wideband (UWB). Elas permitem que os aparelhos sejam ligados, e o cliente consiga encontrá-los facilmente, mesmo sem internet. O mais interessante é que, nessa busca, o dono do aparelho irá contar com a “ajuda” de outros usuários do SmartThings.
Como funciona o SmartThings Find?
A coisa funciona assim: após ficar offline por 30 minutos, o aparelho perdido começará a transmitir um sinal BLE, que é registrado por outros dispositivos nas proximidades. A partir deles, os dados de localização são enviados para um servidor da Samsung.
Disponível nesse servidor, o sinal será enviado ao dono do gadget desaparecido. Importante ressaltar que todos os dados do usuário do SmartThings Find são criptografados e protegidos, para evitar que o paradeiro do dispositivo seja revelado a pessoas estranhas.
Quando o rastreamento começa, é possível chegar ao local onde está o aparelho, seguindo as instruções de um mapa, baseado em Realidade Aumentada (AR). Ao se aproximar do ponto, o proprietário pode ativar um sinal sonoro ou a função “Pesquisar nas proximidades”, que mostra vários gráficos coloridos que ficam mais brilhantes à medida em que você se aproxima do objeto.
A Samsung informa que todos os usuários já podem fazer uso do recurso a partir de hoje (30). Para isso, basta realizar a atualização do app SmartThings.
Fontes