A Adobe implementou na versão beta do Photoshop da Creative Cloud uma nova ferramenta que permite atribuir créditos nas imagens editadas no software. Chamada de Iniciativa da Autenticidade de Conteúdo (CAI), a função permite que o usuário identifique os responsáveis por fotos até mesmo em montagens que utilizam mais de um material.
A ferramenta de autenticidade de conteúdo funciona de maneira similar aos metadados de fotos. A solução da Adobe não adiciona uma marca d'água ou algo do tipo na imagem, mas coloca os dados no arquivo da imagem.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A nova ferramenta promete facilitar a atribuição de créditosFonte: The Verge
Como demonstrado abaixo, o usuário pode ativar a função acionando um botão chamado "Anexar dados". A ferramenta pode ser acessada nas janelas de opções do Photoshop, que permite escolher quais informações serão adicionadas ao arquivo, e também no momento de exportar a imagem.
Após a importação, os dados ficam guardados dentro do arquivo da imagem e podem ser visualizados em plataformas que suportam o padrão CAI. Se a imagem for colocada no Behance, por exemplo, o usuário poderá visualizar os dados de direitos autorais clicando em um botão de informação que aparece ao lado da foto.
A ferramenta também permite que o usuário visualize todas as imagens que foram utilizadas em montagens, bem como os programas utilizados para realizar o processo de edição. Além disso, a solução conta com um slider comparativo para exibir, em tempo real, as mudanças que foram realizadas em fotos.
Segundo a empresa, o painel CAI que permite visualizar as informações de créditos e autenticidade será liberado de maneira gradativa para usuários da Creative Cloud. O objetivo da empresa é tornar a tecnologia um um novo padrão, que futuramente pode aparecer em aplicativos, sites e até mesmo câmeras.
Segundo o The Verge, a Adobe já está trabalhando com empresas como Microsoft, Twitter e The New York Times Company para expandir o suporte para a nova função.
Fontes