Monte uma caixa de diálogo de chatbot para pedidos de pizza

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Monte uma caixa de diálogo de chatbot para pedidos de pizza
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por: Scott Dangelo

Atualizado em: 20 de agosto de 2019 | Publicado em: 25 de setembro de 2017

Obtenha o código

Veja a demonstração

Este artigo faz parte do caminho de aprendizado do Watson Assistant. Consulte a página do Watson Assistant para obter mais informações sobre os recursos e se começar a sua jornada.

Nível / Tópico / Tipo

100 / Introdução ao Watson Assistant / Artigo

101 / Crie seu primeiro chatbot com o Watson Assistant / Tutorial

200 / Monte uma caixa de diálogo do chatbot para pedidos de pizza / Padrão de código

201 / Crie um chatbot bancário / Padrão de código

202 / Crie um chatbot baseado na web com entrada e saída de voz / Padrão de código

300 / Crie uma ação do Google com o Watson Assistant / Padrão de código

301 / Crie uma habilidade para Alexa com ausência de servidor e uma conversa / Padrão de código

400 / Crie um call center de última geração com o Voice Agent / Padrão de código

Resumo

Se você utilizou o Watson Assistant e precisou dos dados de entrada do usuário, percebeu que o processo pode ser complicado. Cada vez que você adicionava um campo, era necessário um nó, e a validação da lógica necessária era feita em um outro nó. Lidar com os erros, acrescentar ajuda, campos opcionais e outras lógicas exigiriam ainda mais nós. A simples criação de um perfil de usuário ou formulário de dados resultou em um grande gráfico e uma extensa lógica de aplicativo. Com o novo recurso Watson Assistant Slots, você pode de reduzir esse processo a um único nó. Este padrão de código mostra como criar um pedido de pizza online para um chatbot utilizando um único nó para entrada. Depois de implementar este código, você terá o conhecimento necessário para criar seus próprios slots do Watson Assistant. Este padrão de código agora inclui instruções sobre como usar o IBM Cloud Kubernetes Service também!

Descrição

Neste padrão de código, criaremos um chatbot simples com o Node.js e o Watson Assistant. Haverá apenas uma fina camada de aplicativo, que fornece o esqueleto de um chatbot básico, com toda a lógica inserida no Watson Assistant por meio do novo recurso Watson Assistant Slots. O chatbot aceitará um pedido de pizza, preenchendo espaços para as diversas informações necessárias. Uma abordagem semelhante pode ser utilizada para um perfil de usuário ou outro formulário online.

Ao completar este padrão de código, você será capaz de:

  • Criar um chatbot simples utilizando o Node.js e o Watson Assistant;

  • Usar o Watson Assistant Slots para preencher os dados necessários;

  • Utilizar manipuladores de slots para lidar com o fluxo de conversa que não cabe nos slots.

O padrão de código também permite escolher como implementar o aplicativo usando o Cloud Foundry na IBM Cloud ou o serviço IBM Cloud Kubernetes. O Watson Assistant está disponível na IBM Cloud e em IBM Cloud Pak for Data.

Fluxo

IBMArquitetura de um pedido de pizza via chatbot

Arquitetura de um pedido de pizza via chatbot

  • 1. O usuário envia a caixa de diálogo para a aplicação Node.js baseada em cloud;

  • 2. O aplicativo interage com o Watson Assistant e utiliza slots;

  • 3. As respostas do Watson Assistant são retornadas ao usuário por meio da aplicação.

Instruções

Encontre as etapas detalhadas para este padrão no LEIA-ME. Essas etapas mostrarão como:

  • 1. Clonar o repo;

  • 2. Criar serviços IBM Cloud;

  • 3. Obter credenciais da IBM Cloud e incluir no arquivo ".env";

  • 4. Configurar o Watson Assistant;

  • 5. Executar a aplicação.

Conclusão

Este padrão de código mostrou como criar um chatbot simples com o Node.js e o Watson Assistant. O padrão de código faz parte do caminho de aprendizado do Watson Assistant. A fim de continuar o aprendizado e se aprofundar em mais recursos do Watson Assistant, dê uma olhada no próximo padrão de código, "Criar um chatbot bancário".

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça a IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.