A Adobe vai encerrar o suporte para o Flash em 31 de dezembro de 2020, daqui a exatos 87 dias. Durante anos, o Flash perdeu força com o surgimento de novas soluções de código aberto mais eficientes e seguras, por isso a Adobe resolveu extinguir o software no anúncio que foi feito pela primeira em 2017, para que empresas e desenvolvedores tivessem tempo de adequar suas plataformas com o uso de outras opções.
O Flash foi um dos plugins mais importantes da década passada para qualquer usuário de internet. Item obrigatório de instalação a cada formatação de PC, o software era extremamente necessário para a visualização de vários tipos de conteúdo online, geralmente relacionados a animações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Adobe Flash Player foi um dos plugins mais usados na internet.Fonte: Adobe/Divulgação
Desinstalação do Flash é vital para segurança de sistemas
Recentemente, o Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC, na sigla em inglês) alertou usuários e empresas para que não desabilitem o serviço de atualização do Flash, supondo que muitos gostariam de manter o software funcionando após a data limite de suporte imposta pela Adobe.
É de extrema importância que aqueles que ainda utilizam o Flash continuem atualizando o software até o último dia do ano. A própria Adobe informou que até lá os usuários devem receber uma mensagem automática solicitando a remoção do plugin.
Tanto a Adobe quanto a NCSC recomendam que companhias e usuários finais removam o Flash de seus computadores antes da data limite do suporte, já que o plugin não receberá mais nenhum tipo de atualização (incluindo de segurança) após sua morte.
Apesar de empresas como Google, Apple, Mozilla e Microsoft terem planejado a desinstalação automática do plugin, é importante que todos estejam aptos a realizar a desinstalação manual dele.