A Huawei está pronta para dar um novo passo no desenvolvimento de um sistema operacional concorrente do Android, já que a fabricante chinesa está impedida de utilizar o ecossistema de aplicativos da Google e pode ficar até sem atualizações da plataforma.
Como substituto, a companhia pretende lançar o HarmonyOS para smartphones em 2021. A informação foi confirmada pelo chefe da divisão de negócios para o consumidor, Richard Yu, durante uma conferência anual para desenvolvedores. Além de disputas políticas e comerciais por causa do sistema operacional, a Huawei também enfrenta problemas no fornecimento de componentes como telas e chips.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O HarmonyOS, chamado de Hongmeng na China, foi lançado em agosto de 2019. Porém, os celulares ficaram de fora da primeira onda de lançamentos: o sistema operacional acabou utilizado antes em telas inteligentes, notebooks, relógios e outros aparelhos.
Segunda fase
Agora, entretanto, a fabricante chinesa que é a atual líder global no mercado de smartphones está disposta a adotar a plataforma em definitivo.
De acordo com a agência de notícias Reuters, uma versão 2.0 está em fase final de desenvolvimento e uma versão Beta deve ser liberada até dezembro deste ano para desenvolvedores.
Fontes
Categorias