O WhatsApp criou uma nova página no site oficial do mensageiro para listar com detalhes todas as vulnerabilidades de segurança já identificadas e consertadas na plataforma. O objetivo é ser o mais transparente possível com os usuários, já que há limitações para se fazer isso na App Store e da Google Play Store.
No site, você encontra todos os bugs e brechas listados por um código próprio, além de uma breve descrição sobre o que cada ameaça representava e em quais sistemas operacionais ele poderia acontecer.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O erro mais recente, por exemplo, é o CVE-2020-1894. Por causa dele, usuários poderiam ser vítimas de códigos executados por terceiros por meio de mensagens enviadas via notificações. Esse problema envolvia o app para Android versão 2.20.35, versão 2.20.30 do mensageiro para iPhones e WhatsApp Business na build 2.20.20.
Histórico
Até agora, de acordo com a página, o WhatsApp teve cinco falhas de segurança arrumadas em 2020 — cinco delas arrumadas no mesmo dia em que foram detectadas. No mesmo local, é possível conferir também falhas referentes a 2018 e 2019.
Por enquanto, a seção do site não está traduzida para o português do Brasil, embora o título da página já esteja listado como "Avisos de Segurança do WhatsApp". A companhia ainda ressaltou que o ideal é manter o mensageiro atualizado sempre para a versão mais recente, independente de qual plataforma você use.
Fontes