Uma atualização do aplicativo iOS do Lightroom (a versão 5.4) apagou imagens e predefinições de usuários – e a Adobe confirmou o pior: a perda é definitiva. Segundo a empresa, não há como recuperar o que desapareceu. A única coisa que resta aos usuários é tentar resgatar o que sumiu via iCloud.
Did anyone else lose all your @Adobe @Lightroom photos and presets with their last update?! ?? This is literally the worst. I lost 800 pictures and all my paid presets (which are worth hundreds of dollars.) All they have to say is we apologize. ?? pic.twitter.com/5xGsJ3nEaR
— Lauren Lambert (@llambert89) August 20, 2020smart people are coolerTecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
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If you're using @Adobe Lightroom on your iPhone, DO NOT update to the newest version of the app! ?? I just updated the app, and now ALL MY PHOTOS ARE GONE!
— thisismerete (@thisismerete) August 18, 2020
I'm so sad to see all my hard work for my Instagram is gone, even though it was all backed up in their system.
As reclamações começaram a aparecer nos fóruns de feedback do Photoshop há dois dias, quando a versão 5.4 do Lightroom para iOS foi lançada. Um dos primeiros a reportar o bug foi o usuário Mohamad Alif Eqnur, que perguntou por que fotos, predefinições e até sua marca d'água haviam desaparecido.
Segundo o representante da empresa, Rikk Flohr, "uma nova versão do Lightroom mobile (5.4.1) para iOS e iPadOS foi lançada para evitar que esse problema afete mais clientes. Sua instalação não restaurará fotos ou predefinições ausentes para clientes afetados pelo problema introduzido na 5.4.0. [...] Pedimos sinceras desculpas a todos os clientes que foram afetados por esse problema."
Além de relatarem que o bug persiste mesmo com a nova atualização, usuários reclamam da falta de informações e (o mais importante) soluções – a Adobe está apenas oferecendo, como compensação, sete dias gratuitos de assinatura (mesmo para quem já é assinante).
Perdidas no espaço
Quem trabalha com imagens não está tendo um bom ano. No início de agosto, a Canon desativou seu serviço de nuvem, o Imagem.Canon, para fazer correções no sistema e acabou perdeu imagens e vídeos de quem havia feito o backup na plataforma.
A empresa emitiu um comunicado dizendo que havia conseguido recuperar “as imagens perdidas iguais ou inferiores a 2048 pixels” – na verdade, as miniaturas geradas e salvas automaticamente pelo Image.Canon quando as imagens são transferidas da máquina para a nuvem.
Não se soube o número de usuários afetados – a empresa apenas divulgou estar “investigando uma forma de melhorar a qualidade das imagens das miniaturas [...] Infelizmente, não existe nenhuma medida técnica para recuperar ficheiros RAW e ficheiros de vídeo”.
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