O Google anunciou na quarta-feira (12) que passará a testar uma nova forma de proteger usuários de páginas falsas. O Chrome 86 mostrará apenas nomes de domínio na barra de endereços, no lugar de URLs inteiras. Assim, o link completo só seria exibido quando o cursor do mouse estiver passando pela barra, deixando o domínio em evidência.
A companhia segue o caminho de outros navegadores, como o Safari. O navegador da Apple mostra apenas o domínio na barra de endereços, enquanto o URL é mostrado quando o usuário clica.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Naturalmente, o Google permite que o usuário possa clicar com o botão direito do mouse sob o URL e escolher a opção "Sempre mostrar URLs completos".
Sistema de proteção contra phishing do Chrome 86.Fonte: Google/Divulgação
O Google espera proteger usuários de ataques de phishing e engenharia social em sites maliciosos. "Nosso objetivo é entender – por meio do uso no mundo real – se a exibição de URLs dessa forma ajuda os usuários a perceberem que estão visitando um site malicioso", disse a empresa em comunicado.
Com a parte mais significativa do link em evidência, o usuário pode identificar se está acessando uma página falsa com erro de digitação no URL – como "googIe.com", com "i" maíusculo.
Arma contra o phishing
A novidade chega para desktops, e o Google espera "que a mudança possa proteger os usuários contra golpes e ataques de phishing usando URLs enganosos."
Durante a pandemia, a empresa de segurança Kaspersky identificou que ataques de phishing a dispositivos móveis no Brasil cresceram mais de 4% em abril. A empresa também revelou que identificou um aumento de 124% em golpes disseminados, especialmente via WhatsApp, usando a covid-19 como mote.
O Chrome 86 é esperado para ser lançado em versão estável até outubro. Para utilizar o recurso agora, é preciso baixar a versão Canary ou de Dev do navegador. Depois, basta acessar a página "chrome://flags" e ativar os seguintes recursos (ou 'flags'):
- #omnibox-ui-reveal-steady-state-url-path-query-and-ref-on-hover
- #omnibox-ui-sometimes-elide-to-registrable-domain
- #omnibox-ui-hide-steady-state-url-path-query-and-ref-on-interaction – este mostra o URL completo até que o usuário interaja com a página
Categorias