O Google for Education vai ganhar mais de 50 novos recursos para as ferramentas de ensino a distância, com o objetivo de apoiar professores, orientadores e estudantes em meio à pandemia do novo coronavírus. As novidades foram anunciadas na última terça-feira (11), durante o evento virtual The Anywhere School.
Disponibilizadas a partir de sugestões dos usuários, as novas funções estão distribuídas entre as plataformas Sala de Aula, Meet e G Suite, entre outros serviços da Google. No caso do Meet, por exemplo, o formato mosaico passará a mostrar até 49 pessoas na tela, em setembro, além de ganhar um quadro branco Jamboard, para a colaboração entre os participantes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda na plataforma, haverá novos controles para os moderadores, permitindo a eles entrar na sala antes dos demais usuários, encerrar reuniões e desativar o chat, entre outras coisas. Telas de fundo embaçadas, aumentando a privacidade, e a criação de salas separadas para dividir as turmas em grupo também estão entre a novidades, estas últimas a partir de outubro.
No Meet, as aulas prometem ficar mais interativas com as novas funções.Fonte: Google/Divulgação
E até o final do ano, chegarão recursos como gravações temporárias gratuitas para todos os clientes do Google for Education (os planos pagos têm gravação completa), criação de enquetes, seção de perguntas e respostas e a função levantar a mão.
Novidades no Sala de Aula
Bastante utilizada desde o início da quarentena, a plataforma Sala de Aula ganha um novo widget com listas de tarefas para os alunos, link de convite para as aulas online e relatórios de originalidade mais completos, entre outros recursos, que variam conforme o tipo de plano.
Novo widget do Sala de Aula.Fonte: Google/Divulgação
O serviço também receberá, em breve, o Tarefas, um app para sistemas de gestão de aprendizado cheio de funções, oferecendo aos professores uma maneira mais prática de distribuir tarefas, dar notas e enviar comentários para os alunos.
Fontes