O Firefox não é mais tão popular quanto no passado, mas continua sendo o navegador padrão de muitos usuários, principalmente os avançados. Esta semana, a Mozilla liberou a versão 78 da Raposa, que trouxe algumas novidades bem legais, como a possibilidade de restaurar as configurações padrão de forma bem simples.
Firefox 78
A versão mais recente do Firefox (Build 78.0.1) pode ser baixada por meio do site oficial, ou, se você já tem o navegador instalado, basta acessar o menu de configurações, clicar em “Ajuda” e depois em “Sobre o Firefox”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fazendo isso, uma janela será exibida e o próprio aplicativo irá baixar a nova versão, pedindo para reiniciá-lo, para que a instalação seja concluída.
Fonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte: Captura de tela
Painel de proteções
Uma seção que vem sendo constantemente aprimorada no Firefox é a segurança e privacidade do usuário. Agora, o “Painel de proteções” traz informações sobre os rastreadores que foram bloqueados nos últimos sete dias, assim como o número de bloqueios feitos desde quando o navegador foi instalado.
Ele também oferece a possibilidade de o usuário se cadastrar no Firefox Monitor, que checa se seus dados foram vazados na internet, além de cadastrar suas senhas, para serem gerenciadas e sincronizadas com segurança.
Fonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte: Captura de tela
Restauração fácil
O instalador do Firefox já contava com a opção de realizar uma instalação limpa do navegador, onde todas as configurações retornam aos valores padrão. Agora, o instalador também possui a opção de “atualizar” o aplicativo.
Quem quiser apenas restaurar as configurações para seus valores padrão, sem precisar reinstalar, basta acessar o endereço “about:support” e clicar no botão “Restaurar o Firefox”. Essa função já fazia parte de versões anteriores.
Fonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte: Captura de tela
Novas opções para fechar abas
A nova versão do Firefox tornou o fechamento de várias abas mais fácil. Ao clicar com o botão direito em uma aba, duas novas opções de fechamento são apresentadas: “Fechar abas à direta” e “Fechar outras abas”.
Fonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte: Captura de tela
Melhor compatibilidade com gráficos integrados Intel
Outra novidade muito bem-vinda, é a melhor compatibilidade com os gráficos integrados Intel. Usuários de PCs e notebooks que usam placa de vídeo onboard da Intel deverão perceber menos lentidão e travamentos a partir do Firefox 78.
Categorias