A Microsoft decidiu encerrar o serviço de transmissão ao vivo de jogos Mixer a partir de julho. No comunicado divulgado nesta segunda-feira (22), a companhia revelou que está fazendo uma parceria com o Facebook Gaming, para onde serão transferidos todos os usuários do serviço.
Um dos motivos para o fechamento do Mixer parece ter sido a dificuldade para competir com o YouTube e o Twitch, além da plataforma de jogos do Facebook, que agora se torna parceira. Em entrevista ao The Verge, o chefe da divisão de games da Microsoft Phil Spencer falou sobre o assunto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Começamos muito atrás, em termos de como os espectadores ativos mensais do Mixer eram comparados com outros grandes concorrentes”, revelou o executivo. Ele também comentou sobre o que é possível esperar da parceria: “Acho que a comunidade Mixer realmente se beneficiará do amplo público que o Facebook tem por meio de suas propriedades e das habilidades para alcançar os jogadores de uma maneira muito perfeita”.
O serviço será desativado no dia 22 de julho.Fonte: Mixer/Reprodução
Ainda conforme a publicação, outro fator que levou à descontinuidade da plataforma e à parceria com a rede social foi o xCloud, futuro serviço de games por streaming da Microsoft. A intenção da companhia é usar a integração com o Facebook para rivalizar com o Google Stadia.
Migração iniciada
A migração dos usuários do Microsoft Mixer para o Facebook Gaming foi iniciada hoje. Todos os streamers que participam do programa de monetização do serviço poderão fazer parte do Level Up Program, na rede social, continuando a gerar receitas.
Já no caso dos espectadores que pagam inscrições de canais, a companhia dará créditos em cartões presente do Xbox.
Segundo a dona do Windows, o Mixer continuará em execução até o dia 22 de julho. A partir desta data, o site e o app da plataforma serão redirecionados para o serviço de jogos do Facebook.
Fontes