A Google enviou para alguns donos de smartphones Pixel 4 o Beta 1 do Android 11, a próxima versão do sistema operacional móvel da empresa.
A ação é uma surpresa, e não é possível saber se foi um acidente ou um ato intencional: o evento de lançamento estava marcado para esta quarta-feira (03), mas foi cancelado por causa dos protestos em andamento nos Estados Unidos. Entretanto, uma atualização de segurança do Android 10 já estava programada para hoje e pode ter ativado sem querer o Beta do novo sistema.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Beta 1 do Android 11, que ainda pode ter o nome trocado, traz algumas novidades no visual da plataforma em relação às prévias para desenvolvedores. Quem encontrou e listou as diferenças foi Mishaal Rahman, do site XDA Developers.
O que há de novo
Para começar, o reprodutor de mídias foi remanejado para o mesmo espaço dos ícones da barra de notificações, ficando ao lado de símbolos como WiFi e Bluetooth. Por enquanto, esse visual parece apenas opcional.
Remember the wild media player in Quick Settings experiment we found in DP1? https://t.co/s01QQNmdYv
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020
It's live in Beta 1 as a Developer Option called "media resumption." pic.twitter.com/CKlbG7wYNh
Os ícones ganharam mais três possibilidades de formato: "pedra", retângulo afinado e contorno cheio de curvas.
Screenshots of these 3 icon shapes pic.twitter.com/lU4kDkOZcV
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020
Um novo menu foi adicionado para organizar cartões, ícones e conteúdos disponibilizados para acesso rápido. Uma animação que ensina o usuário dá uma ideia de como será esse recurso na versão final.
Here's the animation that plays on that page pic.twitter.com/hCmS8ShaO1
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020
Se você quiser, poderá receber sugestões de apps nas suas listas, incluindo a linha fixa que fica na parte inferior do dispositivo.
New options to control app suggestions in the Pixel Launcher pic.twitter.com/YI2RI6syzX
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020
Vale lembrar que, por se tratar de uma versão Beta, algumas novidades podem não funcionar dessa forma na atualização estável. Caso siga o calendário tradicional de anos anteriores, o Android 11 deve ser liberado oficialmente a partir de setembro.
Fontes
Categorias